Blog

Confira as últimas notícias.

Saiba agora o que é IGP-M?

Saiba agora o que é IGP-M?

IGP-M é um indicador de preços auferido mensalmente usado para medir a inflação (aumento de preços). Ele é calculado por uma instituição privada: a Fundação Getúlio Vargas (FGV).18.10

O Estado também possui umíndice calculado pelo IBGE. Ele é chamado de IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

A diferença entre os dois é queo IGP-M é um índice mais próximo do mercado, atuando de forma independente do governo. Assim, ele tende a mostrar com mais a realidade mais próxima do mercado, oscilando mais que o IPCA.

Por isso, o IGP-M é um fator crucial na macroeconomia do país. Todo investidor deve levar ele em consideração nos seus investimentos de curto, médio e longo prazo.

Nessas pesquisas, os preços dos itens cotidianos como comida, transporte, vestuário são monitorados para avaliar a movimentação de preços. Quanto mais elevado o preço desses itens, mais o indicador sobe e vice versa.

Quando ocorre o aumento, significa que o ‘dinheiro está valendo um pouco menos’. Afinal, os seus rendimentos não são corrigidos pela inflação.

Por que o IGP-M é Conhecido Como a “Inflação do Aluguel”?

O IGP-M afeta diversos negócios, como aluguel e a conta de energia.

Esse dado da economia é usado principalmente para o ajuste anual de contratos de aluguel. Caso já tenha morado nesse regime, uma vez ao ano, o dono do imóvel corrige o valor mensal de acordo com o IGP-M do ano passado.

Por exemplo, se em 2016 você pagava R$1.000 de aluguel, a tendência é que esse valor suba 7,17% em 2017. Esse é cálculo do IGP-M anual de 2016. Então, caso seu aluguel seja reajustado, provavelmente ficará algo em torno de R$1071,70 se for acrescido apenas o índice.

Fonte: Blog Rico (http://blog.rico.com.vc/o-que-e-igpm)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *