Blog

Confira as últimas notícias.

Principais orientações financeiras na hora de comprar um imóvel

Principais orientações financeiras na hora de comprar um imóvel

Essa semana Ricardo Galvão, doutor em finanças, trouxe algumas orientações bem específicas para que você possa tirar suas dúvidas acerca do melhor momento financeiro para adquirir um imóvel. Se liga nas dicas!

Quais as principais orientações financeiras na hora de comprar um imóvel?

O principal aspecto está na capacidade de pagamento. Se comprometer toda a renda disponível, a qualidade de vida da família vai cair e, com isso, podem surgir problemas inclusive de relacionamento em virtude das constantes restrições impostas pela falta de recursos. O hábito de poupar independentemente do desejo de comprar um imóvel deve ser estabelecido e mantido. Caso esteja poupando há algum tempo, haverá recursos para uma boa entrada ou até para a compra à vista.

Em seguida, deve-se consultar as taxas de juros do mercado. Não basta poder pagar, deve-se também observar o custo do dinheiro emprestado (conhecido como taxa de juros). Caso não observe este aspecto, o comprador poderá adquirir um e pagar pelo menos dois imóveis, ficando o valor referente ao segundo no retorno (lucro) obtido pelo banco.

Quais são as principais taxas e alíquotas que devem ser analisadas pelo comprador?

Deve-se sempre consultar um profissional da área, normalmente alguém que faça parte de uma boa imobiliária, para que não haja nenhum problema de ordem legal posteriormente.

 

Sobre Ricardo Galvão

Doutor e mestre em administração com foco em finanças pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em contabilidade e controladoria pela UFPE e graduado em administração pela FCAP/UPE. Trabalha como professor nas áreas de investimentos, mercado de capitais, administração financeira, matemática financeira e estatística. Tem experiência prática de mais de dez anos em operações no mercado de capitais e desenvolve trabalhos científicos na área de finanças comportamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *