Blog

Confira as últimas notícias.

É mais vantajoso comprar um imóvel financiado ou morar de aluguel?

WhatsApp Image 2017-08-20 at 18.00.41Em tempos turbulentos na  economia brasileira, muitas pessoas têm dúvidas acerca do que é melhor: comprar ou alugar um imóvel? E para esclarecer essa dúvida, nada melhor que perguntar a um especialista. Por isso, a dica exclusiva dessa semana do Doutor em Finanças, Ricardo Galvão, vai esclarecer essa questão.

De acordo com Ricardo:

“O ideal é realizar o cálculo. Se a parcela do imóvel estiver próxima ao aluguel, deve-se optar pelo financiamento. Se a parcela for muito superior ao aluguel, vale alugar e poupar a diferença.

Em vários lugares do mundo, é melhor alugar, em tantos outros, adquirir um imóvel. Na prática, deve-se calcular o valor da parcela e do aluguel, lembrando das vantagens de se alugar (é possível trocar de imóvel de maneira mais simples, caso haja problemas sérios na residência, não será necessário consertar, bastando procurar outro lugar, também é possível morar em um imóvel sempre novo, entre outras) e das vantagens de adquirir (o patrimônio será, ao final das parcelas, de propriedade daquele que o financiou, não se fica dependente do proprietário do imóvel nem do mercado de aluguéis, que poderá sofrer repentinas altas ou quedas, entre outras).

Dado que o Brasil é um país de muitas desventuras econômicas, adquirir o imóvel de morar reduz o risco, devendo ser ponderado este fator também.”

QUEM É RICARDO GALVÃO?

Doutor e mestre em administração com foco em finanças pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em contabilidade e controladoria pela UFPE e graduado em administração pela FCAP/UPE. Trabalha como professor nas áreas de investimentos, mercado de capitais, administração financeira, matemática financeira e estatística. Tem experiência prática de mais de dez anos em operações no mercado de capitais e desenvolve trabalhos científicos na área de finanças comportamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *