Blog

Confira as últimas notícias.

Dicas decoração em Drywall

Dicas decoração em Drywall

Entenda as abordagens sobre os prós e os contras do uso do Gesso acartonado, placa de reboco ou drywall.

 

ENTENDA

Gesso acartonado, placa de reboco ou drywall (que significa, em português, “parede seca”) é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais – paredes, tetos e revestimentos – de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. Esta tecnologia já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos, e no Brasil este sistema veio ganhando espaço nos últimos anos, em função da instalação de três grandes fabricantes europeus do sistema em nosso país: LAFARGE (francesa), PLACO (também francesa) e KNAUF (alemã)”.

 

INSTALAÇÂO

As placas são fixadas em uma aço galvanizado. A rigidez da estrutura interna é o que dá resistência e estabilidade à parede, capaz de suportar o peso de objetos pesados fixados em sua superfície – que pode ter os mais variados comprimentos e alturas.

 

gesso-acartonado-1

Esquema da estrutura da parede de drywall

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VANTAGENS

  • O sistema drywall consiste em uma parede de gesso, que é mais leve do que uma parede de alvenaria convencional. Com isso, ela diminui as cargas (peso) dos edifícios.
  • A espessura das paredes de gesso acartonado são menores. Com isso, temos um maior aproveitamento dos espaços internos dos ambientes.
  • A execução é mais rápida e “limpa” do que a alvenaria convencional, pois a montagem é feita por acoplamento mecânico, construção a seco, sem a necessidade de argamassa e água.
  • A perda de material é de, aproximadamente, 5%, enquanto a perda de material da alvenaria convencional pode chegar a 20% em alguns casos.
  • A superfície da placa é lisa e plana e não tem necessidade de regularizações como o emboço na alvenaria, diminuindo a sujeira na obra.
  • Não há necessidade de cortes e quebras de paredes para “embutimento” de instalações, pois as tubulações são instaladas no interior das paredes, junto com a montagem das placas.

VANTAGENS

Longe das grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, não se encontra facilmente buchas e empresas de manutenção e reforma que saibam lidar com esse sistema. E, diferentemente da alvenaria, um leigo não deve tentar pregar quadros, prateleiras ou outros objetos em uma parede de drywall por conta própria, sob risco de danificá-la.

Por isso, antes de se decidir pelo drywall em reformas ou construções de menor porte, certifique-se de que, em sua região, o mercado já conta com peças e empresas especializadas.

 

DICAS

  • Para ter um bom isolamento acústico, coloque lã de rocha ou vidro entre as placas de gesso – ela impedirá que o som saia do ambiente.
  • Se você alugou um conjugado ou uma sala comercial e precisa dividir o ambiente, utilize o drywall. Depois, quando você precisar devolver o imóvel, é só desmontar a parede. Simples e prático!
  • Dá pra fazer móveis com gesso acartonado também. Você pode fazer rack para televisão, estante, cabeceiras…
Cabeceira em gesso acartonado

Cabeceira em gesso acartonado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

gesso-acartonado-5

Rack TV em gesso acartonado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

gesso-acartonado-4

Estante em gesso acartonado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: mulher.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *