Blog

Confira as últimas notícias.

Conheça os tipos de lustre para cada ambiente da casa

Conheça os tipos de lustre para cada ambiente da casa

Saiba que estilo e modelo usar em cada cômodo da casa

luminarias-silicone

O lustre, também chamado popularmente hoje em dia de pendente decorativo, vem conquistando mais espaço e de forma mais criativa, não apenas para as mesas de jantar, como era seu uso habitual.

Para a arquiteta Adriana Victorelli, os lustres têm de conversar com o layout dos ambientes e, a partir dele, se desenvolve a iluminação. Segundo ela, pendentes só devem ser usados se houver pé direito alto ou onde não houver circulação, como sobre uma mesa, criado-mudo ou bancada.

“Os plafons são usados de forma mais geral para iluminar o ambiente como um todo, conferindo funcionalidade. O abajur, por sua vez, é uma iluminação mais intimista”, explica.

Veja dicas de lustre para cada canto da sua casa:

QUARTO – Segundo a designer de interiores Rúbia Vieira, podemos usá-lo em cima do criado-mudo da cama, podendo ser grande, médio ou pequeno, de acordo com o que combinar com o estilo do quarto.

Os balizadores são interessantes para serem usados na circulação entre os quartos, por exemplo, para iluminar o chão. Para o quarto, a sugestão são: arandela, abajur e pendentes, mas sempre com circuito individual.

quarto-casal-luminaria

QUARTO DO BEBÊ – Uma ideia diferente é no quarto de bebê, fazendo a função de abajur acima da poltrona de amamentação. Os lustres em quarto de criança devem ter também um dimmer para controlar a luminosidade.

SALA – Para a sala, tudo vai depender do uso. Não pode, por exemplo, ter uma luz dicroica em cima do sofá, elas devem ficar mais próximas dos destaques.

COZINHA – É possível usar acima das bancadas de cozinhas abertas para a sala, mesmo com outro pendente na mesa de jantar logo à frente, como explica Rúbia.  A cozinha, na opinião de Adriana, deve ter iluminação mais eficaz. “Se for só no centro, vai fazer sombra e não é legal. O ideal é ter iluminação na base do armário ou na bancada”, diz.

lumin+íria_-sala

BANHEIRO – “Um espelho para a maquiagem e barba, por exemplo, se tiver uma luz em cima não é eficaz porque faz sombra. A melhor opção é ter uma arandela ou spot de frente. Se for em cima tem que ser colocado de forma que rebata para você”, explica Adriana.

Fonte: Revista Zap Imóveis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *